Vídeo de divulgação da História e o Espiritismo

.

.

Seja bem vindo

Seja bem vindo

Mapa

free counters

Total de visualizações de página

Seguidores

KARDEC INTERROGA O ESPÍRITO LAMENNAIS

14 de dez de 2010


Amigo Leitor, extraímos do Livro dos Espíritos e do Evangelho Segundo Espiritismo ,duas comunicações ditada pelo espírito LAMENNAIS.
Ele foi evocado por Allan Kardec em uma reunião mediúnica, e foi interrogado sobre  o assunto : penas impostas e  se devemos expôr uma vida para salvar um malfeitor. Aprecie  a postagem e boa leitura.
Luciano Dudu


Livro dos Espíritos: PARTE 4ª - CAPÍTULO II 
DAS PENAS E GOZOS FUTUROS 

Questão 1009. Assim, as penas impostas jamais o são por toda a eternidade? 
(..) “Aplicai-vos, por todos os meios ao vosso alcance, em combater, em aniquilar a Idéia da eternidade das penas, idéia blasfematória da justiça e da bondade de Deus, gérmen fecundo da incredulidade, do materialismo e da indiferença que invadiram as massas humanas, desde que as inteligências começaram a desenvolver-se. O Espírito, prestes a esclarecer-se, ou mesmo apenas desbastado, logo lhe apreendeu a monstruosa injustiça. Seu razão a repele e, então, raro é que não englobe no mesmo repúdio a pena que a revolta e o Deus a quem a atribui. Daí os males sem conta que hão desabado sobre vós e aos quais vimos trazer remédio. Tanto mais fácil será a tarefa que vos apontamos, quanto é certo que todas as autoridades em quem se apóiam os defensores de tal crença evitaram todas pronunciar-se formalmente a respeito. Nem os concílios, nem os pais Da Igreja resolveram essa grave questão. Muito embora, segundo os Evangelistas e tomadas ao pé da letra às palavras emblemáticas do Cristo, ele tenha ameaçado os culpados com um fogo que se não extingue, com um fogo eterno, absolutamente nada se encontra nas suas palavras capaz de provar que os haja condenado eternamente. “Pobres ovelhas desgarradas aprendei a ver aproximar-se de vós o bom Pastor, que, longe de vos banir para todo o sempre de sua presença, vem pessoalmente ao vosso encontro, para vos reconduzir ao aprisco. Filhos pródigos deixai o vosso voluntário exílio; encaminhai vossos passos para a morada paterna. O Pai vos estende os braços e está sempre pronto a festejar o vosso regresso ao seio da família.” 

Ditado pelo espiríto  LAMENNAIS 





Evangelho Segundo o Espiritismo 
Capítulo XI 
AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO 

Pergunta : Deve-se expor a vida por um malfeitor? 

Item 15. Acha-se em perigo de morte um homem; para o salvar tem um outro que expor a vida. Sabe-se, porém, que aquele é um malfeitor e que, se escapar, poderá cometer novos crimes. Deve, não obstante, o segundo arriscar-se para o salvar? 

Resposta de LAMENNAIS: 

Questão muito grave é esta e que naturalmente se pode apresentar ao espírito. 
Responderei, na conformidade do meu adiantamento moral, pois o de que se trata é de saber se se deve expor a vida, mesmo por um malfeitor. O devotamento é cego; socorre-se um inimigo; deve-se, portanto, socorrer o inimigo da sociedade, a um malfeitor, em suma. Julgais que será somente à morte que, em tal caso, se corre a arrancar o desgraçado? E, talvez, a toda a sua vida passada. Imaginai, com efeito, que, nos rápidos instantes que lhe arrebatam os derradeiros alentos de vida, o homem perdido volve ao seu passado, ou que, antes, este se ergue diante dele. A morte, quiçá, lhe chega cedo demais; a reencarnação poderá vir a ser-lhe terrível. Lançai-vos, então, ó homens; lançai-vos todos vós a quem a ciência espírita esclareceu; lançai-vos, arrancai-o à sua condenação e, talvez, esse homem, que teria morrido a blasfemar, se atirará nos vossos braços. Todavia, não tendes que indagar se o fará, ou não; socorrei-o, porquanto, salvando-o, obedeceis a essa voz do coração, que vos diz: "Podes salvá-lo, salva-o!" – 

Ditador pelo espírito
Lamennais. (Paris, 1862.)


Fonte: Amar ao próximo como a si mesmo, Capitulo XI, item 15 do Evangelho Segundo Espiritismo,Allan Kardec;
            Das Penas e Gozos futuros, Parte 4, capitulo II Questão 1009, do livro dos Espíritos, Allan Kardec .
Imagem : Google.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia com atenção

Leia com atenção

Nota de esclarecimento

As imagens contidas neste blog, são retiradas do banco de imagens da rede web.
Agradeço a todos que compartilham na rede tais imagens e até mesmo textos.
Caso haja algum problema de utilização em meu blog de algum material de sua autoria, entre em contato para que eu proceda a retirada.
Luciano Dudu