Vídeo de divulgação da História e o Espiritismo

.

.

Seja bem vindo

Seja bem vindo

Mapa

free counters

Total de visualizações de página

Seguidores

UMA NOVA ERA DA ARTE

20 de fev de 2011

O ESPIRITISMO E A ARTE 

Capítulo 2


Teto da Capela Cistina - Micheangelo 


No livro consolador, foi indagado ao benfeitor Emmanuel, na questão de nº 161: 
O Que é arte? 

Emmanuel responde : 

A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. 
Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse “mais além” que polariza as esperanças da alma. 
O artista verdadeiro é sempre o “médium” das belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas mais vibráteis do sentimento humano, alçando-o da Terra para o Infinito e abrindo, em todos os caminhos a ânsia dos corações para Deus, nas suas manifestações supremas de beleza, de sabedoria, de paz e de amor. (1)


Pintura de Leonardo Da vinci






Um breve histórico do Renascentismo 

Monalisa - Leonardo Da Vinci


Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, 
Nesta época houve uma transformação em diversas áreas da vida humana, extinguindo assim a Idade Média e dando o inicio a uma nova Era. 
Ocorreu assim uma ruptura com as estruturas medievais, percebe-se grandes efeitos em alguns segmentos humanos como nas Artes, na Filosofia e nas Ciências. 
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasarijá no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem". (2)

LOCAL DO SURGIMENTO 


                                                       Batismo - Leonardo Da Vinci

                      
O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa por Johannes Gutenberg. A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento apresentou maior expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra,Alemanha, Países Baixos e, menos intensamente, em Portugal e Espanha, e em suas colônias americanas.


O Humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento.
O Humanismo, antes que um corpo filosófico, é um método de aprendizado que faz uso da razão individual e da evidência empírica para chegar às suas conclusões, paralelamente à consulta aos textos originais. 
O Humanismo afirma a dignidade do homem e o torna o investigador por excelência da natureza.
A história confirma que nesse período foram inventados diversos instrumentos científicos, e foram descobertas diversas leis naturais e objetos físicos antes desconhecidos.
A própria face do planeta se modificou nos mapas depois dos descobrimentos das grandes navegações, levando consigo a física, a matemática, a medicina, a astronomia, a filosofia, a engenharia, a filologia e vários outros ramos do saber a um nível de complexidade, eficiência e exatidão sem precedentes, cada qual contribuindo para um crescimento exponencial do conhecimento total, o que levou a se conceber a história da humanidade como uma expansão contínua e sempre para melhor.sentimentos de otimismo, abrindo positivamente o homem para o novo e incentivando seu espírito de pesquisa. (3)


Fonte: 1 :    Livro: Consolador , Francisco C. Xavier / Emmanuel  

           2-3 : http//pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento
                   Imagens retiradas do Google


1 comentários:

Marcia disse...

Tenho que vir aqui mais vezes, este blog está riquíssimo em ensinamentos maravilhosos!
Parabéns!

Postar um comentário

Leia com atenção

Leia com atenção

Nota de esclarecimento

As imagens contidas neste blog, são retiradas do banco de imagens da rede web.
Agradeço a todos que compartilham na rede tais imagens e até mesmo textos.
Caso haja algum problema de utilização em meu blog de algum material de sua autoria, entre em contato para que eu proceda a retirada.
Luciano Dudu