Vídeo de divulgação da História e o Espiritismo

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4- EDUCAÇÃO E ESPIRITISMO

15 de jul de 2012


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Compreendemos, através da história, o pensamento de Pestalozzi: a confiança dele em que as pessoas têm gostos em se tornarem boas, apesar das resistências às mudanças, a crença de que toda transformação moral deve partir do sentimento em direção ao bem .

A Revolução Francesa, que teria pouco depois influência direta na administração dos cantões suíços, vem trazer a Pestalozzi mais reflexões sobre as características da natureza humana- o exercício do poder constituído e os impulsos revolucionários das classes mais baixas. (14)

(...)O método de ensino de Pestalozzi :
· “A educação que Pestalozzi dava para as crianças era eficiente, ele tinha preocupação muito grande com a precisão das palavras, do entendimento, ele não queria ter alunos que papagaiassem ideias sem significado ele não gostava de verborragia, falar muita coisa e não falar nada, que ele considerava um falso conhecimento, um verniz de conhecimento sem essência.

  • Percebemos a aplicação desse método adotado por Allan Kardec, em alguns momentos da publicação da obra espírita, quando ele discute conceitos tradicionais como espiritualismo, alma, o que é de fato tais coisas, porque ele preocupava muito com a precisão de conceitos para não gerar ambiguidade ou distorções de entendimento, e nem polêmica, isso foi algo que ele aprendeu com PESTALOZZI.

  • Percebemos certa, familiaridade quando Kardec em sua obra afirma que os Espíritos Superiores falam de forma suscita sem rodeios.

  •  No seu método de ensino ele procurava dar uma educação de uma forma que a criança formasse seu vocabulário, formasse ideias, conceitos a partir de uma experiência vivida na pratica, e sentida intimamente. Ele chamava isso de intuição. Ele achava que a pessoa apenas formava uma ideia correta, precisa de uma coisa, se ela tivesse percebido externa e internamente

  • Sobre a formação de vocabulário, percebemos claramente esse método adotado por Allan Kardec; no inicio da codificação, ele cria palavras para designar coisas como, por exemplo, o nome: ESPIRITISMO, PERISPIRITO.

  •  A criatura humana só é capaz de compreender o amor ao próximo, se ela conseguisse sentir isso. Pestalozzi, preocupava muito com que as palavras tivessem um conteúdo existencial”.( 15)

Referência bibliográfica
14)Em torno de Rivail, Maria Elisa Hillesheim, Bragança Paulista SP, Ed. Lachâtre.
15) DVD Allan Kardec - O educador/ Dora Incontri – Filme de Edson Audi
IMAGEM: GOOGLE

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Luciano Dudu